Eduardo e Mônica, o filme [Crítica]

Dizem que a força de uma imagem de cinema dispensa diálogos falados. Aquele plano que sintetiza todo o filme é um recurso clássico utilizado por grandes realizadores. Pois bem, ‘Eduardo e Mônica’, adaptação da letra da música homônima lançada por Renato Russo nos anos 80, tem uma grandiosa cena de cinema, no encerramento, de deixar arrepiado até o espectador mais frio. Esse momento coroa a jornada de dois personagens, tale as old as time, uma história de amor que supera dificuldades. A escolha de Gabriel Leone (Eduardo) e Alice Braga (Mônica) revelou-se muito acertada. Tanto eles quanto o roteiro (assinado por Claudia Souto, Jessica Candal, Matheus Souza e Michele Frantz) conferem profundidade e humanidade a personagens já descritos em detalhes na referida música, e que corriam o risco de parecer previsíveis ou estereotipados.

O filme transborda em música, com músicas de Mutantes, Caetano Veloso, A-Ha, e Bonnie Tyler, Legião Urbana e muito mais. Brasília é representada de uma forma afetuosa, mesmo que Mônica queira deixar a cidade para morar no Rio. Há um cuidado especial com a diversidade étnica no elenco de apoio, e assim, o filme se distancia do embraquecimento (whitewashing) comum de filmes de época.

Contando com cenas de sexo bem encenadas, linguagem típicamente paulista nos detalhes, e uma contextualização histórica que não fecha os olhos para os efeitos da ditadura militar brasileira, o filme é um êxito em vários sentidos. Tem humor, tem palavrão, tem representatividade gay. É pop, mas também tem referências alternativas como rock inglês e exposição de arte. Aborda o tema ‘diferenças de casal’ de forma madura e reveladora, ultrapassando clichês e não sucumbindo a soluções fáceis. A luxuosa direção de fotografia de Gustavo Hadba (Adriana Calcanhotto – Olhos de Onda) só potencializa a força narrativa e emocional do filme dirigido por René Sampaio, que dá conta da responsabilidade de realizar essa adaptação coberta de expectativas.

Estreia em 20 de janeiro de 2022. Distribuição da Downtown e Paris Filmes.

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